Slurpee o nome de uma dessas gororobas vendidas no mundo que mais parece uma mistura de vômito com suco de frutas. Mas deve ser muito bom. Tanto que a Leo Burnett Melbourne bolou essa ideia do Slurpee Day como forma de combater o concorrente peso-pesado: simplesmente a Coca-Cola. Para tanto viralizou a campanha do Slurpee Day que aconteceria da rede de lojas de conveniência 7 Eleven australianas e nas mídias sociais, convocando o público a trazer a sua caneca, balde, penico, qualquer coisa que desse para encher da gororoba. Deu tão certo que a venda no dia subiu mais de 200% e a marca Slurpee entrou de vez no coração e mente dos australianos. É um típico caso de Davi contra Golias que funcionou excepcionalmente bem e deve servir de lição para todos.
domingo, 27 de novembro de 2011
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
IQ: Smoothness
Nem vou falar muito sobre esse comercial bolado pela Forsman & Bodenfors para não estragar a surpresa. Um verdadeiro tapa na cara!
KLM: a la carte
Bem bolada essa ideia para essa série de videos que começam com esse menu-video aí em baixo. A ideia é divulgar as opções da KLM- Royal Dutch Airlines em pratos com sabores de vários paises e servidos desde a classe econômica. Divertido e bacana.
Campanha Unhate da Benetton: uma ode ao amor
A nova campanha da Benetton, lembrando os velhos tempos, chegou causando polêmica. O Vaticano se pronunciou, várias pessoas odiaram, muita gente confundiu as peças impressas como uma apologia ao homossexualismo. Mas essa campanha criada pela 72andsunny, da Holanda, fala de algo muito maior que as nossas diferenças. Fala simplesmente de tolerância. E, acima de tudo, de amor. Palavrinha besta e sem graça mas que, em tempos tão incertos e onde o ódio parece ser a tônica, nunca foi tão necessária. O que a Benetton fez é interessante e mexe com as pessoas, tirando-as de sua zona de conforto e as faz pensar. E isso é propaganda da mais alta qualidade.
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Monty Phython: debate de 1979 sobre Life of Brian
Quando o grupo inglês de comédia Monty Python produziu o filme Life of Brian, em 1979, Michael Palin e John Gleese foram convidados pelo programa Friday Night, Saturday Morning para debater o filme com os religiosos Christian Malcolm Muggeridge e Mervyn Stockwood. De um simples debate, o programa tornou-se um clássico sobre a liberdade de pensamento e uma amostra da fina ironia que o Python era feito. Obrigatório até a medula.
The Street Aesthetic of New York City
Video feito por Christian Andersen por ocasião de sua visita à cidade de Nova York.
The Street Aesthetic of New York City from Christian Andersen on Vimeo.
Via Ponto Eletrônico.
The Street Aesthetic of New York City from Christian Andersen on Vimeo.
Via Ponto Eletrônico.
domingo, 30 de outubro de 2011
Portfólios duca: Carlo Giovani
Carlo Giovani. Vendo que esse cara vai fazer um workshop dia 19 de novembro aqui em Fortaleza, olhei o portifólio dele. Simplesmente lindo! À seguir, algumas peças visuais para vocês sentirem o drama. Mais info sobre o evento, acompanhem na página do Baião Ilustrado no Facebook.
Elma Chips from Carlo Giovani on Vimeo.
Elma Chips from Carlo Giovani on Vimeo.
Akatu from Carlo Giovani on Vimeo.
Elma Chips from Carlo Giovani on Vimeo.
Elma Chips from Carlo Giovani on Vimeo.
Akatu from Carlo Giovani on Vimeo.
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Natura Plant: homenagem surpresa
Não podi deixar de comentar essa. ID\TBWA bolou essa incrível ação, com auxílio do Ingresso.com e Cinemark, onde o público gravava mensagens em vídeo para as mulheres de suas vidas. Algo bem simples e genial. Quando o homenageado ia ao cinema, assistia ao filme da Natura e, logo a seguir, é surpreendido pelo vídeo gravado e as homenagens. Maravilhoso e emocionante. Uma das mais belas ideias do ano, seguramente.
domingo, 23 de outubro de 2011
Sony 3D: Two Worlds
A Grey London bolou esse filme para a linha de gadgets 3D da Sony que tem parte do poema escrito e falado por Leonard Cohen, "A thousand kisses deep". A produção ficou a cargo da Spy Films com pós-produção fantástica da Digital Domain (LA) e direção de Arev Manoukian O conceito basea-se no curta dirigifo pelo próprio Manoukian, "Nuit Blanche", onde mostra o momento arrebatador que é quando dois desconhecidos se vêem pela primeira vez e há uma espécie de paixão imediata, que rompe barreiras físicas e de tempo e espaço. Romântico e bem feito.
Poema original:
Poema original:
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Rabiscar ajuda no raciocínio. Palestra da ilustradora Sunni Brown no TED
Sunni Brown, criative director, palestrante autora do site The Doodle Revolution, fez essa palestra para TED onde defende o uso de rascunhos como auxílio da racionalização e de insights criativos. Nós, publicitários, usamos os rascunhos, os sketchs, para usar um termo da área para visualizar melhor aquilo que pensamos, mas Sunni vai além, pois quer que TODOS usemos essa antiga atividade que já nasce com a gente para tudo em nossas vidas. Uma palestra bem inspiradora.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Oiçam e baixem: Wado "Samba 808"
Anitelli, Fábio Góes, Alvinho Lancellotti, André Abujamra e Momo) o disco está disponibilizado pelo próprio autor em seu site. Essa atitude, segundo o músico, veio como resposta ao descaso ou mesmo dificuldade das gravadoras em lançar e divulgar esse produto. Daí a decisão de Wado em disponibilizar o album inteiro dele pra down. Em suas palavras:
"Depois de conversas com alguns selos nada pareceu muito justo ou recíproco nos interesses e optamos por extremar o do it yourself deste álbum Estar em selo/gravadora servia para distribuição e para dar visibilidade, visibilidade gravadora não tem dado e distribuição... Os caminhos na internet têm resolvido isso melhor.
Este disco é um presente pra você."
Desde já, agradecemos o presente e fazemos questão de divulgá-lo para que mais e mais pessoas tenham acesso a música e não precisem ficar presas à esquemas de gravadoras, que lançam apenas o que acham que interessam ao público (algo assim tão século passado, quando o conceito de industria cultural era soberano. Tudo bem, ainda hoje o é, mas as coisas estão mudando um pouco...).
Clique na imagem para fazer o download e saia por aí divulgando. O bagulho é bacana e vale a pena ser ouvido...
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Mello Yello - River Journey
Esse é de alguns meses atrás mas vale o registro porque as técnicas empregadas nesse filme. A Passion Pictures bolou essa animação para a Mello Yello, bebida da Coca-Cola Company que mistura desenho animado 2D, computer graphics animation, stop frame animation e live action criando um visual incrível! O comercial em si não é lá essas coisas, mas vale ver mesmo assim!
Mello Yello 'Animated River Journey' from Passion Pictures on Vimeo.
Mello Yello 'Animated River Journey' from Passion Pictures on Vimeo.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Associação Cultural Videobrasil / Sesc: Bom dia, boa tarde, boa noite
Faz tempo que eu não me emocionava tanto com um filme brasileiro como esse, bolado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, para o 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea. Com ecos de Michel Gondry e Terry Gillian, o filme mostra, inteligentemente, a importância da arte na vida das pessoas como forma de escapar da sufocante rotina a que todos nós estamos acostumados. Só a arte liberta. E isso esta magistralmente dito nesse filme! Sensacional!
dica do Felipe Cavalcante.
dica do Felipe Cavalcante.
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Caixa Econômica Federal: filme do Machado de Assis. Esse remendo disfarça ou não o preconceito?
Todo mundo está por dentro da polêmica envolvendo a Caixa Econômica Federal e seu filme sobre o Machado de Assis. Isso já foi comentado em post anterior aqui. Atendendo a pedidos, a caixa e a agência responsável, a BorghiErh/Lowe, mudaram o ator que interpretava o escritor, colocando um ator de etnia negra. Até aí tudo bem. O problema, na minha opinião, ficou na escolha do ator Aílton Graça para fazer a abertura do comercial. Ao se colocar um ator negro para abrir um comercial desses, depois de toda polêmica envolvida, só fez realçar que houveram problemas de uma possível atitude racista na campanha toda. Achei a atitude dos responsáveis MAIS preconceituosa que o comercial anterior, tanto de orígem étnica quanto de respeito ao público, porque tenta mostrar, de forma didática e idiota, que "olha, nós (a Caixa) não somos preconceituosos, viu? Olha só como respeitamos todas as etnias! Não nos processem!" Sinceramente, acho uma babaquice esse lance de racismo e defendo a idéia (não só minha, mas da ONU) de que somos TODOS de uma única raça: a humana. Insistir em remendar – a palavra é essa ou, em termos publicitários, virou um Frankenstein – um filme que já começou errado só fez piorar as coisas...
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
The Guardian, versão Ipad
Tem jornal que teme as novas formas de distribuição de conteúdo. Outros, já buscam uma forma de união com ele. É o caso do The Guardian. lan Rusbridger, editor do jornal londrino Guardian, e Mark Porter, consultor de design do Guardian's iPad project, falam sobre o projeto da versão para Ipad do jornal.
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
iWTF: anuncios de homenagem ao Steve Jobs
Sério, gente. Vamos parar com isso. Não vamos manchar a memória do homem, por favor. #vergonhaalheia
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
RIP: Steve Jobs
Steve Jobs foi um homem criativo. Isso transparecia em cada produto ou idéia que ele ajudava a colocar no mundo. Era o tipo de pessoa que conseguia fazer seus engenheiros, designers trabalharem juntos em uma sinergia de talentos que geravam produtos que eram mais que simples gadgets, mas mudavam a forma da gente se relacionar com a tecnologia. Ei, de repente, usar um computador ficou fácil! Olha só, um celular pode ser muito mais que um celular! Olha só, a música agora é trilha sonora da minha vida, vai aonde eu quiser! Steve Jobs era a prova de que a criatividade aliada à produtos, geram reações positivas, aumentam a nossa criatividade.
Sua morte deixou uma lacuna nas nossas vidas. Digo isso sinceramente. Sei dos muitos defeitos que ele tinha, da maneira como tratava empregados e dos seus vários desvios de moral. Mas ele era humano, ora bolas! Como eu e você.
O legado mais importante da vida de Steve Jobs será a sua imensa disposição de mudar as coisas, ir pela tangente, acreditar na capacidade do ser humano de ir além. E, se isso para mim foi o maior legado que ele nos deu. Todos nós deveriamos ter um pouco de Steve Jobs dentro de nós.
Sua morte deixou uma lacuna nas nossas vidas. Digo isso sinceramente. Sei dos muitos defeitos que ele tinha, da maneira como tratava empregados e dos seus vários desvios de moral. Mas ele era humano, ora bolas! Como eu e você.
O legado mais importante da vida de Steve Jobs será a sua imensa disposição de mudar as coisas, ir pela tangente, acreditar na capacidade do ser humano de ir além. E, se isso para mim foi o maior legado que ele nos deu. Todos nós deveriamos ter um pouco de Steve Jobs dentro de nós.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Cardboard Warfare 2
Imaginem um curta que se passa na Segunda Guerra Mundial onde as armas, os aviões, radios, enfim, quase todos os objetos de cena são feitos de papelão? Foi o que Clinton Jones fez. Um projeto bem mais ambicioso que o primeiro curta dele, que segue linkado abaixo. Ah, e o tema final é do megajogo Call of Duty 2! Vale a pena ver!
terça-feira, 27 de setembro de 2011
sábado, 24 de setembro de 2011
Google Wallet: Our first Google Wallet customer
Já falei do Google Wallet no blog, uma espécie de mobile credits para você fazer compras que o Google está bolando. Agora olhem esse video, estrelado pelo Jason Alexander, o eterno George Constanza- e estou falando isso sinceramente, tão esterotipado que o ator está com esse personagem e ainda mais depois desse vídeo - , da melhor série de humor de todos os tempos, Seinfeld.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Gatorade: Go All Day "Chaz Ortiz"
Uma das coisas que me motiva nessa atividade de comunicação é a possibilidade de quebrar barreiras, romper com o que já foi feito e buscar novos formatos. Vejam esse incrível filme da Gatorade apresentando o esqueitista Chaz Ortiz em um típico dia em um colégio americano. Típico entre aspas, porque a maneira como foi feito esse filme, todo em um take e com uma steadycam com um pouco de time-lapse mostra que, com um pouco de criatividade e talento, pode-se produzir jóias como essa de mais de 5 minutos. Só vou ficar devendo a agência que bolou esse video. Curtam aí e, na sequencia, o making of:
Weetabix: cereal que dá barato
Não sei se acho estranho ou acho massa esse video criado pela for Bartle Bogle Hegarty London para os cereais Weetabix...mas o conceito é bom: Fill for Fun.
Carlsberg: stunts with bikers in cinema
Achei incrível essa ideia feita pela agência belga Duval Guillaume Modem para a cerveja Carlsberg. Um exemplo de como uma ação bem simpática e bem feita pode ser extremamente positiva, mesmo quando lida com preconceitos e estereótipos. Nota 10
via Sigladesign e randymatheson.com
via Sigladesign e randymatheson.com
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Caixa Econômica Federal: seria esse filme um caso de racismo?
O povo está reclamando pacas porque confundiram (de propósito ou sem querer?) a cor da pele de Machado de Assis no novo filme da Caixa Econômica Federal. Polêmico ou não, o mais notável disso tudo é a maravilha de se viver nesses tempos que a opinião do publico pode destruir ou não qualquer campanha publicitária.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Google Wallet: como a plataforma Google vai mexer com seu bolso, literalmente
Há muito tempo o Google deixou de ser apenas um buscador de informações para almejar ser uma verdadeira central gerenciadora da vida de todos. A nova investida da gigante é o Google Wallet, um serviço que utiliza o sistema Android, do próprio Google, para pagamento de contas. Esse sistema não é novo. No Japão e Coréia já fazem uso desse serviço há um certo tempo. A novidade aqui é o próprio Google, em parceria com a Mastercard, Citigroup, First Data e Sprint lançarem serviço semelhante em solo americano.
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Multitouch Barcelona: the human interface
Olhem que coisa bonita. O pessoal do Multitouch Barcelona, coletivo de
designers que exploram possibilidades de interação humana e a interação
homem/tecnologia, bolou essa mesa touchscreen onde o software de
interface é um ser humano. Segundos eles mesmos, a Multitouch é "an
interaction design studio exploring natural communication between people
and technology. We design experiences that merge real and digital into a
creative environment where people are invited to touch, play, move,
feel as they do in the real world." Vejam o video da parada:
Hi from Multitouch Barcelona on Vimeo.
Via Pristina.org.
Hi from Multitouch Barcelona on Vimeo.
Via Pristina.org.
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Conar proibe filme da Skol "Monstro do Pântano"
Sansung Galaxy Tab 10.1: it's time to tab
A Sansung vai lançar o novo tablet dela, o Galaxy Tab 10.1 . Além de rodar Android, é multitarefa e vem com um processador poderoso. Esperemos que a baixa de preços prometida pelo Governo e aprovada em primeira instância pela Câmara dos Deputados, permita um preço mais justo desse gadget. Uma série de filmetes foram lançados, realçando algumas características do brinquedinho. Com situações exageradas e beirando ao ridículo de tão falsas, a Sansung tenta, de todo jeito, fazer a expressão "tab" cair no gosto do público. O destaque vai para o filme "thinner", de longe o mais engraçado. Confiram aí:
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Silvio Meira: Cooperação. Educação transformada em processo de aprendizagem
Silvio Meira, conhecido pesquisador em ciências da computação, pensador e cabeça feita (apesar da calvice) é um cara que merece ser conhecido. Nessa palestra do TEDx SP ele fala do tempo, dos paradígmas atuais da educação e de como a internet veio para modificar o pensamento atual.
TEDxSP 2009 - Silvio Meira from TEDxSP on Vimeo.
TEDxSP 2009 - Silvio Meira from TEDxSP on Vimeo.
Manifesto (Design com Z)
A empresa Dezign com Z bolou esse manifesto onde diz qual é a real sobre o que é design e sua relação com a sociedade. Vale muito a pena ver.
Manifesto (Design com Z) from MonkeyBusiness on Vimeo.
Manifesto (Design com Z) from MonkeyBusiness on Vimeo.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Eduardo e Mônica - O filme: porque o novo filme da Vivo é tão bom.
O novo filme da Vivo já é um fenômeno. Postado dia 6, já atingiu fácil a marca de quase 1,5 milhões de views do YouTube. Há quem critique o excesso de product placement dos gadgets com o chip da operadora, mas acho que coube bem. Só em alguns momentos foi escandolosamente forçado, a maioria fluiu bem.
O interessante desse filme é que ele pega logo na veia dos milhões de fãs do Legião Urbana, saudosistas das performances do falecido vocalista, Renato Russo. O filme é bem feito. Produção da O2 Filmes e sacação do pessoal da Africa, é um filme que conta uma história de forma competente. Não sou fã do Legião mas tenho que dá o braço a torcer e dizer que esse comercial já é um dos melhores do ano. É a prova que a propaganda pode realmente tocar as pessoas, emocionar e fazer elas assistirem uma peça publicitário até o fim, e pedirem bis. E ainda bem que foge completamente daquela estética argentina de contar histórias, o que já deu no saco faz tempo. Parabéns!
O Caio Costa, do Blogcitário, disse tudo:
"O viral da semana (quem sabe, do ano), versão da Vivo de Eduardo & Mônica, derrubou alguns “mitos”:
- Viral bom é viral “barato”: o filme foi feito para a internet e passará nos cinemas neste fim de semana dos namorados. Ao contrário que muita empresa faz questão de fazer, investir muito na produção de comerciais que sejam veiculados na TV, a Vivo e a Africa mostrou como investir nas redes sociais pode render um resultado poderoso.
- Agência “tradicional” não sabe planejar e criar para as mídias sociais: o vídeo traduz todo o cuidado que a Africa teve em produzir e planejar o melhor momento de fazer o vídeo cair na boca e na tela do povo. Desde o “boato” de que Eduardo e Mônica virariam filme até o timing de lançar na semana dos namorados.
- Ninguém para p/ assistir exclusivamente à propaganda: com 1 milhão e meio de views em apenas 2 dias, o público deu sinais de que elas estão dispostas a ver empresas anunciando seu produto, mas que elas façam isso de forma criativa, interessante e que dê vontade de passar para o amigo. Quem não gosta de ver e compartilhar coisa boa?"
UPDATE! E parece que nem tudo são flores nessa campanha. Já estão acusando ela de plágio de outra, feita há muitos anos atrás, para a ATL. No site da Rosana Hermann você confere o vídeo original (estranhamente retirado do ar no You Tube, hum...)
O interessante desse filme é que ele pega logo na veia dos milhões de fãs do Legião Urbana, saudosistas das performances do falecido vocalista, Renato Russo. O filme é bem feito. Produção da O2 Filmes e sacação do pessoal da Africa, é um filme que conta uma história de forma competente. Não sou fã do Legião mas tenho que dá o braço a torcer e dizer que esse comercial já é um dos melhores do ano. É a prova que a propaganda pode realmente tocar as pessoas, emocionar e fazer elas assistirem uma peça publicitário até o fim, e pedirem bis. E ainda bem que foge completamente daquela estética argentina de contar histórias, o que já deu no saco faz tempo. Parabéns!
O Caio Costa, do Blogcitário, disse tudo:
"O viral da semana (quem sabe, do ano), versão da Vivo de Eduardo & Mônica, derrubou alguns “mitos”:
- Viral bom é viral “barato”: o filme foi feito para a internet e passará nos cinemas neste fim de semana dos namorados. Ao contrário que muita empresa faz questão de fazer, investir muito na produção de comerciais que sejam veiculados na TV, a Vivo e a Africa mostrou como investir nas redes sociais pode render um resultado poderoso.
- Agência “tradicional” não sabe planejar e criar para as mídias sociais: o vídeo traduz todo o cuidado que a Africa teve em produzir e planejar o melhor momento de fazer o vídeo cair na boca e na tela do povo. Desde o “boato” de que Eduardo e Mônica virariam filme até o timing de lançar na semana dos namorados.
- Ninguém para p/ assistir exclusivamente à propaganda: com 1 milhão e meio de views em apenas 2 dias, o público deu sinais de que elas estão dispostas a ver empresas anunciando seu produto, mas que elas façam isso de forma criativa, interessante e que dê vontade de passar para o amigo. Quem não gosta de ver e compartilhar coisa boa?"
UPDATE! E parece que nem tudo são flores nessa campanha. Já estão acusando ela de plágio de outra, feita há muitos anos atrás, para a ATL. No site da Rosana Hermann você confere o vídeo original (estranhamente retirado do ar no You Tube, hum...)
terça-feira, 7 de junho de 2011
ISPCC: Growing Up
Não tem como ficar indiferente a esse filme criado pela Ogilvi da Irlanda para ISPCC, Irish Society for the prevention of Cruelty to Children. Forte, mas necessário.
via @julianacoelho_.
via @julianacoelho_.
segunda-feira, 6 de junho de 2011
A história dos Beatles, pela TV Pirata
Se alguém mais duvida que TV Pirata ainda é uma referência em humor na TV Brasileira, assista essa versão da história dos Beatles e tire suas conclusões. Totalmente Desciclopédia.
Via Trabalho Sujo.
Via Trabalho Sujo.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Adesf (Associação de Defesa da Saúde do Fumante: Dia Mundial Sem Tabaco
Saiu ontem no CCSP. Olhem essas peças criadas pela Neogama/BBH para a Adesf (Associação de Defesa da Saúde do Fumante. Simples e direto
terça-feira, 31 de maio de 2011
segunda-feira, 30 de maio de 2011
3%: série de FC nacional
Olhaí que ótima iniciativa! O Sylvio Gonçalves passou, via twitter, esse link do piloto dessa série de FC nacional chamada "3%". Criação de Pedro Aguilera e produzida pela Maria Bonita Filmes / Nation Filmes, essa série é Fazer séries ou cinema de gênero no Brasil é algo dificil e iniciativas como essa devem ser aplaudidas. Ainda mais se feitas com tanto esmero e atenção. Ótimas atuações! Excelente!!!!
Eis a sinópse:
"A série acompanha a luta dos personagens para fazer parte dos 3% dos aprovados que irão para o Lado de Lá. A trama se passa em um mundo no qual todas as pessoas, ao completarem 20 anos, podem se inscrever em um processo seletivo. Apenas 3% dos inscritos são aprovados e serão aceitos em um mundo melhor, cheio de oportunidades e com a promessa de uma vida digna. O processo de seleção é cruel, composto por provas cheias de tensão e situações limites de estresse, medo e dilemas morais."
Eis a sinópse:
"A série acompanha a luta dos personagens para fazer parte dos 3% dos aprovados que irão para o Lado de Lá. A trama se passa em um mundo no qual todas as pessoas, ao completarem 20 anos, podem se inscrever em um processo seletivo. Apenas 3% dos inscritos são aprovados e serão aceitos em um mundo melhor, cheio de oportunidades e com a promessa de uma vida digna. O processo de seleção é cruel, composto por provas cheias de tensão e situações limites de estresse, medo e dilemas morais."
sexta-feira, 27 de maio de 2011
A Agência Mais Bonita da Cidade
Todo mundo tá enjoado de ouvir/ver a música "Oração" da Banda Mais Bonita da Cidade. Fenômeno tipo Rebecca Black tupiniquim, essa música além de promover o ódio e o amor em quase ambas medidas, deu origem a ótimas paródias, outro fenômeno bem típico desses tempos, que alavancam para o sucesso personalidades como a própria Rebecca e o grupo Avassaladores, nessa auto-alimentação pop cultural mashupeana maluca em que vivemos. Mas essa versão da música "Oração" é a melhor de todas, principalmente porque toca num ponto nevrálgico de muitas agência de propaganda, em sua difícil relação com clientes. GENIAL!!!!
Via Passion for Ideas.
Via Passion for Ideas.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
C&A: Dia dos Namorados e Elvis Presley, abuse do seu poder.
terça-feira, 24 de maio de 2011
Stanley Kubrick filmography
Martin Woutisseth bolou esse video que compila posters criados por ele e animados de forma cronologica e que fazem um resumo da obra do grande mestre Stanley Kubrick.
Stanley Kubrick - a filmography - from Martin Woutisseth on Vimeo.
Via Vida Ordinária.
Stanley Kubrick - a filmography - from Martin Woutisseth on Vimeo.
Via Vida Ordinária.
Vaga para para profissionais e estudantes de design na Vitamina C
A Vitamina C, escritório cearense de design filiado a ABedesign e capitaneada pelo grande Chico Neto, abriu seleção para estudantes e profissionais na área de design. Os interessados devem mandar portfólio para contato para contato@vitaminac.com.br. Aproveitem!
Mike Wallace entrevista Rod Serling: como os problemas de ontem ainda são os mesmos de hoje
Impressionante essa entrevista com o cérebre criador da série The Twilight Zone e de muitas outras, Rod Serling feita pelo jornalista Mike Wallace em 1959. Vejam como os mesmos problemas para todos aqueles que trabalham com criação, principalmente para o entretenimento, sofrem quando tem que adequar suas ideias a um gosto comum ou a certos parâmetros mercadológicos. Um discurso atual, sem dúvida:
quarta-feira, 18 de maio de 2011
terça-feira, 17 de maio de 2011
Puch Pop Press: um olhar sobre o futuro do livro como aplicativo
Mike Matas, ex-funcionário da Apple, criou essa interface para livros digitais chamada Puch Pop Press. É uma forma diferente de se encarar o livro. Muitas pessoas reclamam que o livro deve ser preservado pelo seu conteúdo e não por firulas audio-visuais. Não penso assim. Livros devem ser estruturas vivas. Ir além do que está escrito. Imagine ler Raymond Chandler e ver vídeos explicando o período em que Philip Marlowe viveu? Ou mesmo ter uma mapa interativo da Terra Média, do livro Senhor dos Anéis? As possibilidades para os publishers e editors são enormes e esses não devem ter medo de abraçar a tecnologia e retirar da antiga tecnologia do papel a responsabilidade de conter todo o conteúdo que precisamos. O vídeo abaixo explica melhor a tecnologia.
Via Tiago Dória.
Via Tiago Dória.
terça-feira, 12 de abril de 2011
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Tigre: recanto do guerreiro ou como observar comportamentos cria propaganda de qualidade
A melhor propaganda, longe daquele besteirol narcisista que muito publicitário insiste em fazer e que só serve para enfeitar publicações como a Archive e prêmios por anúncios de ONGs, é algo que fala com o povo de uma forma muito mais íntima, compreensível e direta, do que jornalistas ou outra profissão que envolva comunicação. Esse comercial da Tigre criado pela agência Talent é uma prova de que, em propaganda, não precisa complicar a roda: basta respeitar a inteligência do povo que o público cria sintonia com o produto. É observando os costumes das pessoas – principalmente, como é nesse caso, as relações entre casais – que a Talent criou esse peça que é puro deleite. Já está na minha top 10. Propaganda é isso ai!
quarta-feira, 30 de março de 2011
Family Guy e Jerry Lewis: quando a cultura da referência cria magia
Confesso que assisto pouco ao Family Guy. Mas essa homenagem feita ao grande Jerry Lewis não podia passar sem um comentário. Tem gente que reclama que vivemos em uma época onde só se copia, nada se cria. Não vejo assim. Sempre uma manifestação de cultura de massa – e usando esse termo de forma positiva, como um meio de comunicação que atinge às massas, mas delas cria diálogo, não monólogo – usa de meios já consagrados, está rendendo continuidade. É na repetição, as vezes, que grandes obras são criadas, como Matrix, por exemplo, onde encontramos várias referências à cultura pop mundial, condensadas em uma mitologia própria, de valor indiscutível.
Vejam o vídeo, dividido em duas telas, com a cena original e a paródia do desenho e vejam como uma simples cópia pastiche pode render momentos memoráveis como esse:
Via Trabalho Sujo.
Vejam o vídeo, dividido em duas telas, com a cena original e a paródia do desenho e vejam como uma simples cópia pastiche pode render momentos memoráveis como esse:
Via Trabalho Sujo.
segunda-feira, 28 de março de 2011
quinta-feira, 24 de março de 2011
Clássico é clássico: Havaianas com Chico Anysio
Muito tempo antes da Almap BBDO transformar as sandálias Havaianas em ícone pop, esse produto era destinado às camadas mais lascadas da população. Para vender esse conceito, o grande Chico Anysio foi protagonista de verdadeiros tesouros de texto e atuação. Vale a pena ver de novo.
quinta-feira, 17 de março de 2011
sexta-feira, 11 de março de 2011
Tap the TV: uma interessante visão sobre televisão e tablets
A empresa de design NordKapp desenvolveu esse concept de um possível aplicativo para tablets (notadamente o ipad) que se basea em conteúdo de tv. É uma interessante visão de como possivelmente poderemos ver televisão em um futuro próximo.
TAP THE TV - Online TV Concept for Multitouch Tablets from Nordkapp on Vimeo.
TAP THE TV - Online TV Concept for Multitouch Tablets from Nordkapp on Vimeo.
sexta-feira, 4 de março de 2011
quarta-feira, 2 de março de 2011
Sandy e Devassa: porque essa mistura pede um Engov.
Já tá na boca do povo a nova campanha da Devassa, criada pela Mood, colocou a Sandy como nova garota propaganda da marca. Mesmo com gente defendendo a campanha com unhas e dentes, Sandy como mulher sensual tem alguns problemas.
Veja nessa entrevista coletiva que ela deu. Não dá MESMO para acreditar que essa menina tem alma de "devassa" que a marca pede. Não dá mesmo. As piadas na internet já comecaram, é claro. Vejam o perfil da @SandyFacts para entender. E é só a ponta do iceberg das piadas prontas.
Com isso, fico pensando se essa publicidade toda é benéfica para a marca. É claro que essa campanha já virou piada com todo mundo fazendo anedota em cima da figura da Sandy. Imagem que ela mesma, em anos de parceria com o irmão, fez questão de manter. E nessa entrevista, onde ela se esforça para explicar porque se acha devassa, é a prova disso. Campanha que precisa de explicação não funciona.
E eis aqui o comercial final. Vai gerar buzz? Vai. Vai gerar vendas? Não sei. Mas virar piada na boca do povo deve ser bem indigesto para qualquer marca.
Veja nessa entrevista coletiva que ela deu. Não dá MESMO para acreditar que essa menina tem alma de "devassa" que a marca pede. Não dá mesmo. As piadas na internet já comecaram, é claro. Vejam o perfil da @SandyFacts para entender. E é só a ponta do iceberg das piadas prontas.
Com isso, fico pensando se essa publicidade toda é benéfica para a marca. É claro que essa campanha já virou piada com todo mundo fazendo anedota em cima da figura da Sandy. Imagem que ela mesma, em anos de parceria com o irmão, fez questão de manter. E nessa entrevista, onde ela se esforça para explicar porque se acha devassa, é a prova disso. Campanha que precisa de explicação não funciona.
E eis aqui o comercial final. Vai gerar buzz? Vai. Vai gerar vendas? Não sei. Mas virar piada na boca do povo deve ser bem indigesto para qualquer marca.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Chevrolet Camaro e Guaraná Antarctica: como estragar jingles clássicos
Em recentes campanhas feitas pela WMcCann e pela DM9DDB para os produtos Chevrolet Camaro e Guaraná Antarctica, respectivamente, eles resolveram repaginar antigos e geniais jingles do passado. O resultado ficou sofrível. No primeiro, uma releitura do clássico jingle criado por Ze Rodrix, que carregava uma emoção, um crescendo de sentimentos que fizeram dessa música um marco na propaganda brasileira,
ficou reduzida a um rock cansado e de FM de um Barão Vermelho ou coisa que o valha.
No segundo caso, o mais do que clássico jingle "pipoca e guaraná"
foi atualizado – e bote um sarcasmo aí nessa palavra – para uma versão com a baiana Claudia Leite, perdendo metade da graça e genialidade e se aproveitando do saudosismo para pegar carona em nada acrescentando a composição inicial.
Essa onda de resgatar jingles antigos funciona. Mas tem que ser bem feito, ser pertinente. E, nesses dois casos, isso passou longe.
ficou reduzida a um rock cansado e de FM de um Barão Vermelho ou coisa que o valha.
No segundo caso, o mais do que clássico jingle "pipoca e guaraná"
foi atualizado – e bote um sarcasmo aí nessa palavra – para uma versão com a baiana Claudia Leite, perdendo metade da graça e genialidade e se aproveitando do saudosismo para pegar carona em nada acrescentando a composição inicial.
Essa onda de resgatar jingles antigos funciona. Mas tem que ser bem feito, ser pertinente. E, nesses dois casos, isso passou longe.
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Casa do Zezinho: Por que algumas crianças são problema nosso e outras não?
Ideia simples. Câmeras escondidas. A mesma criança. Mas a força desse filme criado pela AlmapBBDO para a ONG Casa do Zezinho está em escancarar todo o preconceito que existe nas pessoas e na falta de cidadania que temos. Excelente!
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Superman Classic
Robb Pratt decidiu fazer um curta metragem baseado nos desenhos clássicos do Superman dos irmãos Fleischer. O incrível resultado você vê abaixo:
We do Logos e o self-service de design: onde entra o critério?
Tá causando polêmica entre os designers e publicitários de respeito a matéria do canal Globo News sobre a empresa brasileira We do Logos. Essa agência promove um verdadeiro self-service de logotipos à escolha do cliente. Os preços começam a partir de R$ 195,00 podendo aumentar. A idéia é copiada do site 99 designs que faz a mesma coisa no exterior.
Entrando na polêmica de cabeça, acredito que nossos clientes não possuem critério suficiente para escolher marcas dessa forma, como se estivessem em um self-service de comida, onde é só escolher o que quer e pronto.
Na matéria da Globo News, tem um cliente da We do Logos que se vangloriava de dizer que o "critério" de escolha da marca da sua empresa era que a "marca" tinha que ser única. Logo a seguir, um dos sócios da We do Logos dizia que eles estão fazendo um verdadeiro estoque de marcas, onde o cliente apenas põe o nome da empresa dele. Onde está o "único" disso?
Alguns podem até ponderar que é uma empresa que encontrou um nicho. Concordo. Mas nivelar por baixo é algo difícil de agüentar. Principalmente quando a mesma matéria aponta que grandes empresas, como a GAP, estão recorrendo a sites como o 99 Designs para resolver o problema do redesenho do logotipo da empresa, depois do fiasco ocasionado pela falta de critério que mencionei lá em cima ter escolhido um design pífio, odiado por todos. Se empresas maiores já vão nessa vibe, imagine se isso chegasse por aqui?
Em um mercado tão complicado quanto o nosso, essa tática de Casas Bahia de "Quanto o cliente quer pagar" pode mais prejudicar do que ajudar o futuro das relações entre profissionais de design e seus clientes.
Entrando na polêmica de cabeça, acredito que nossos clientes não possuem critério suficiente para escolher marcas dessa forma, como se estivessem em um self-service de comida, onde é só escolher o que quer e pronto.
Na matéria da Globo News, tem um cliente da We do Logos que se vangloriava de dizer que o "critério" de escolha da marca da sua empresa era que a "marca" tinha que ser única. Logo a seguir, um dos sócios da We do Logos dizia que eles estão fazendo um verdadeiro estoque de marcas, onde o cliente apenas põe o nome da empresa dele. Onde está o "único" disso?
Alguns podem até ponderar que é uma empresa que encontrou um nicho. Concordo. Mas nivelar por baixo é algo difícil de agüentar. Principalmente quando a mesma matéria aponta que grandes empresas, como a GAP, estão recorrendo a sites como o 99 Designs para resolver o problema do redesenho do logotipo da empresa, depois do fiasco ocasionado pela falta de critério que mencionei lá em cima ter escolhido um design pífio, odiado por todos. Se empresas maiores já vão nessa vibe, imagine se isso chegasse por aqui?
Em um mercado tão complicado quanto o nosso, essa tática de Casas Bahia de "Quanto o cliente quer pagar" pode mais prejudicar do que ajudar o futuro das relações entre profissionais de design e seus clientes.
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Comercial do menino Darth Vader da Volkswagen passa os 5 milhões de views do You Tube: propaganda funciona
Para aqueles que dizem que o filme de 30" esta morrendo, esse comercial criado pela Deutsch/LA para Volkswagen mostra que ele vai muito bem, obrigado. Comercial simples, baseado todo na incrivel atuação do ator-mirim que, mesmo mascarado, consegue passar toda a incredulidade quando finalmente ve a "forca" funcionar conquistou, até o momento, mais de 5 milhões de views no YouTube. Prova que um comercial, quando é simpático, inteligente encontra lugar no coração das pessoas...
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Mafaro: show-filme-disco de André Abujamra
Mafaro é alegria na língua do Zimbabwe. Também é o nome do filme-espetáculo-disco de André Abujamra que mistura sons de várias partes do mundo em uma panela de música, performance ao vivo e vídeo. Vale a pena conhecer. Aqui você sabe mais sobre essa obra.
MAFARO TEASER SHOW from Andre Abujamra on Vimeo.
MAFARO TEASER SHOW from Andre Abujamra on Vimeo.
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Lynx Bodyspray: Even Angels Will Fall
O velho conceito da Lynx (aqui no Brasil conhecido com Axe) agora envolvendo...anjos. Afinal, tá na moda, não? Fiocu duca! Criação da agência BBH advertising. A música é uma versão de "Sexy Boy" do Air...
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
EF Language Schools: Live The Language
Com esse conceito, a EF Language Schools lançou essa série de filmes que mostra, de uma maneira bem moderna e envolvente, como se vende escola de idiomas para seu público. Totalmente pertinente e muito bem executado.
EF - Live The Language - Barcelona from Albin Holmqvist on Vimeo.
EF - Live The Language - London from Albin Holmqvist on Vimeo.
EF - Live The Language - Beijing from Albin Holmqvist on Vimeo.
EF - Live The Language - Paris from Albin Holmqvist on Vimeo.
Via e Via.
EF - Live The Language - Barcelona from Albin Holmqvist on Vimeo.
EF - Live The Language - London from Albin Holmqvist on Vimeo.
EF - Live The Language - Beijing from Albin Holmqvist on Vimeo.
EF - Live The Language - Paris from Albin Holmqvist on Vimeo.
Via e Via.
Nova York, filamda em time-lapse, com uma Canon 5D Mark II
Absolutamente lindo esse filme bolado por Josh Owens que usa a tecnica de Time-lapse para captar a cidade de Nova York. Ele usou uma Canon 5D Mark II para fazer isso.
NYC - Mindrelic Timelapse from Mindrelic on Vimeo.
Via PetaPixel.
NYC - Mindrelic Timelapse from Mindrelic on Vimeo.
Via PetaPixel.
Fantástico conto de fadas produzido com papel, tesoura, 3D, projeções e muita criatividade!
O casal David e Kristin MacGuire bolaram essa especie de espetaculo usando apenas papel, recortes, montagem, uma bela composicao usando After Effects projetado diretamente no papel. O nome da obra é The Ice Book O casal explica mais na página deles do Vimeo:
"It tells the story of a mysterious princess who lures a boy into her magical world to warm her heart of ice. It is made from sheets of paper and light, designed to give a live audience an intimate and immersive experience of film, theatre, dance, mime and animation.
We created the show during a four month artist residency at the Kuenstlerdorf Schoeppingen in Germany. All we had was a 5D Mark ii, an old Macbook with After Effects, some builders lights and a green cloth that we improvised as a makeshift green-screen. Before we started we had no idea how to make pop-up books let alone how we could combine them with projections. With a lot of care, love and arguing the idea eventually came to life."
O resultado voces conferem abaixo. Criatividade e tudo!
The Ice Book (HD) from Davy and Kristin McGuire on Vimeo.
Via PetaPixel.
"It tells the story of a mysterious princess who lures a boy into her magical world to warm her heart of ice. It is made from sheets of paper and light, designed to give a live audience an intimate and immersive experience of film, theatre, dance, mime and animation.
We created the show during a four month artist residency at the Kuenstlerdorf Schoeppingen in Germany. All we had was a 5D Mark ii, an old Macbook with After Effects, some builders lights and a green cloth that we improvised as a makeshift green-screen. Before we started we had no idea how to make pop-up books let alone how we could combine them with projections. With a lot of care, love and arguing the idea eventually came to life."
O resultado voces conferem abaixo. Criatividade e tudo!
The Ice Book (HD) from Davy and Kristin McGuire on Vimeo.
Via PetaPixel.
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Os melhores posters de filmes do mundo
Tem muito mais aqui. Mas segue uma pequena coletencia de posters de filmes pelo mundo. Uma arte sintetica que e sempre gratificante de se ver.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
CCAA: Você se garante ou a língua derruba você?
Incrível comercial criado pela agencia NBS que tem a participação de Bruce Willis. Já é um dos melhores do ano. Certeiro.
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Governo italiano enquadra sites de video como televisão
A Agcom, órgão italiano que regula as transmissões de TV, decidiu que sites como YouTube, DailyMotion, Vimeo e outros passarão a seguir as mesmas regras da TV. Isso significa que o conteúdo desses sites passarão a ser regulados pelo governo e poderão ser retirados do ar, caso seja solicitado. Conteúdos impróprios para criança só poderão ser “veiculados” (sic) depois das 21 horas. Programas colocados na rede sem o consentimento das emissoras podem ser retirados do ar, por infligirem a lei de direitos autorais.
Para mim isso cheira a censura.
Comparar a TV com um site agregador de vídeo, como o YouTube, por exemplo, é comparar duas mídias completamente diferentes, a internet e a televisão. E pensar assim é um retrocesso.
As diferenças são claras. Enquanto na TV, a programação é toda feita por uma penca de pessoas que controlam horários, reprises, ditam o que o espectador deve ou não deve ver. Já um site de vídeos funciona por mérito. Quem faz a programação é o próprio espectador, que só clica e assiste aquilo que quer ver. Nada é imposto. Se for bom, faz sucesso e ganha milhares (ou milhões) de views. Simples assim.
As emissoras de TV deveriam agradecer a esses sites por aumentarem sua veiculação a níveis jamais sonhados. O mundo todo ver um programa que passa no Ceará, só para ficar em um exemplo. Quando antes isso foi possível?
Internet não é TV. Internet engloba a TV. E os jornais, as revistas etc.A Internet é o princípio.
Essa atitude do governo italiano é um pé atrás na modernização e no progresso efetivo dos meios de comunicação, que ainda insistem em chafurdar no século passado quando a audiência, há muito tempo, olha para o futuro.
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Olimpíadas 2016: nova marca
Alardeado por ocasiao do Reveillon do Rio de 2010, o novo logotipo escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) foi a proposta criada pela Tátil. Abaixo segue um vídeo onde os responsáveis explicam melhor o conceito.
Rio 2016 from Tátil Design de Ideias on Vimeo.
Rio 2016 from Tátil Design de Ideias on Vimeo.
Assinar:
Postagens (Atom)