domingo, 12 de agosto de 2007

Começou a guerra mesmo: Diário do Nordeste X blogs

Acompanhando a peleja do Estado de São Paulo x blogueiros, vi um post que me chamou a atenção, Saiu um editorial na edição de domingo do Diário do Nordeste que também compactua com essa antipatia dos meios de comunicação tradicionais com os blogs. Segue abaixo, na íntegra, o texto do jornal. Para conferir a autenticidade, segue o link.

"Capacidade de discernir.
Com o célere desenvolvimento das comunicações através da internet, sobretudo no setor conhecido como Web 2.0, no qual se registra uma intensa proliferação de serviços oriundos dos consumidores da própria tecnologia, surge acirrada polêmica sobre sua atuação. No foco principal estão os blogs, acusados de ser diretamente responsáveis pela piora na qualidade da informação, de iludir tendenciosamente seus usuários e, até mesmo, de ameaçar a evolução cultural.

Vem causando repercussão em todo o mundo o livro do historiador inglês Andrew Keen denominado ´The cult of the amateur´ (´O culto ao amador´), no qual o autor tenta provar que o crescente número de informações geradas, até mesmo por anônimos, por meio da informática, está comprometendo bastante a sua credibilidade no campo das comunicações. Ocorre, em paralelo, a concentração de um extraordinário poder de divulgar informações por pessoas absolutamente incompetentes para exercê-lo.

O historiador também alerta para o perigo que a receptividade de certos blogs representa para a qualidade da informação, muitas vezes em detrimento da própria mídia séria e tradicional, feita por órgãos do jornalismo impresso, rádio e televisão, os quais apresentam respaldo profissional indiscutível e maior nível de especialização.

Os veículos de comunicação de massa que se responsabilizam pelo conteúdo de suas divulgações são, na verdade, fontes bem mais confiáveis, mesmo quando radicais em seus posicionamentos, princípios básicos da democracia e da liberdade de expressão.

A pretensa democratização da mídia alegada pelos titulares de blogs estaria, pelo contrário, ocasionando o surgimento de nova oligarquia, pela qual inúmeras pessoas, em alguns casos agindo de má-fé, podem usar seu talento de persuadir a favor de causas desonestas. Sobretudo os mais jovens, pela natural falta de experiência característica da idade, tendem a acreditar em tudo aquilo que lêem, principalmente se as mensagens chegam numa linguagem que lhes pareça simpática e envolvente. Essas são as principais vítimas de blogs com intenções indisfarçáveis de fomentar preconceitos e disseminar tendências extremamente perniciosas à sociedade.

Com a proliferação e popularização desse tipo de informação distorcida, os próprios adultos poderão ir perdendo, progressivamente, sua capacidade crítica, passando a ter pontos de vista moldados por escusos e ocultos interesses particulares.

O pior, no caso, é que também se constata a existência de blogs que, aparentando ser de indivíduos, são, na verdade, manipulados por grandes grupos ligados a objetivos inconfessáveis."

A capacidade de discernir se faz cada vez mais necessária no mundo cibernético, pois a reação às presentes ameaças deve advir do imprescindível conhecimento dos veículos que processam as informações, com avaliação do seu nível de responsabilidade, correção profissional e plena consciência sobre tudo aquilo que está sendo repassado ao consumo do público."

Chega a ser até cômico o jornal, controlado por um dos maiores grupos de comunicação do Nordeste, alegar que donos de blogs são controlados por uma oligarquia que quer tomar para si a imparcialidade que somente os grandes veículos possuem.
Discordo de quem fala que essa discussão toda é inútil. Ela é cada vez mais relevante num país como o Brasil onde existe um controle tão forte sobre o conteúdo e sobre o que as pessoas lêem e devem, convenientemente para quem interessa, pensar.

7 comentários:

Glaydson disse...

Por acaso o Diário do Nordeste é um jornal que NÂO publica nada contra seus anunciantes. Se tem um assalto no Iguatemi (do grupo Jereissati) o jornal fala o nome da rua mas não do estabelecimento. Se ocorre um acidente grave no Beack Park (e ouve duas vezes) o jornal abafa, e assim por diante. Todo mundo com um mínimo de senso crítico aqui no Ceará sabe que linha o grupo utiliza.

Pagou? Silencia-se.

É um jornal sem credibilidade. Querer dar um de guardião da democracia é no mínimo ridículo.

Anônimo disse...

Acho muito triste eles estarem partindo para este lado ao invés de tentar se aperfeiçoar e modernizar. Puxa, é tão simples: se não pode com eles, junte-se a eles. Migrar de um jornal impresso para a internet é mais do que apenas copiar seu conteúdo e disponibilizar online. Está na hora de a mídia tradicional se reinventar (isso inclui inclusive a tv, que vai daqui a um tempo cair na mesma armadilha que os jornais) e parar de chorar como um bezerro desmamado...

Informa Tech! disse...

Esse jornal tem site? Ou algo parecido?

Mais um que tenta ganhar popularidade tentando desmoralizar nós blogueiros.

Sergio disse...

Nós blogueiros podemos fazer também nossa campanha começando com o boicote e campanhas de esclarecimento. Eu assinava o rss do Estadão agora estou incentivando pessoas a não assinar os feeds. Vamos ver quem pode mais!

Glaydson disse...

Diário do Nordeste é um jornal de Fortaleza.

Para complementar a informação, o principal rival dele, O Povo, mantém 3 blogs, inclusive dando destaque nas capas do jornal.

http://blog.opovo.com.br/politica/
http://blog.opovo.com.br/esportes/
http://blog.opovo.com.br/buchicho/

SILVIO CÉSAR disse...

Acho que as pessoas comuns tem na internet um canal onde colocar suas idéias, o que pensam, sem precisar de mediações, filtros e demais bloqueios do livre pensar. Nesse caso, como na briga que o Brainstorm9 começou e que a Tapiocaria abraça, vale a pena acompanhar o que anda acontecendo e questionar o futuro dos grandes jornais. Se o negócio deles é vender papel - a semelhança das grandes gravadoras, que insistem em vender disco de plástico num mundo que a cada dia não está mais interessado em comprar disco de plástico - talvez eles não entendam do que realmente se trata suas empresas. Ou então estão desesperados para encontrar um modelo de renda que substitua o decadente espaço em mídia pepelística num século onde as pessoas estão lendo cada vez mais noticias on-line. Hoje está estimado em 50 milhões o número de usuários de internet no Brasil. Uma audiência nada desprezível e muito maior do que a de qualquer outro veículo. E esse número cresce a cada dia. Exponencialmente.

Anônimo disse...

Existe algum portal, site, jornal, grupo da grande imprensa que não seja tendencioso? Duvido.
Pior é ver que o editorial não passa de uma tradução do texto do idiota inglês, Keen não sei das quantas. Nem capacidade de se expressar os caras têm.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...