quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Caso Estadão x blogs, Talent fala no Blus Bus

João Livi, diretor de comunicação da Talent, mandou um e-mail para o site Blue Bus sobre a polêmica do Estadão e os blogs. Segue o texto na íntegra.

"Nos ultimos dias, vimos reverberar na blogosfera ataques e defesas à nova campanha do Estadao, feita pela Talent. Tudo começou nos blogs de publicidade e nos pegou totalmente de surpresa, principalmente por que o subtexto que foi espalhado por aí, de que o Estadao é contra os blogs, nao foi colocado em nenhuma das peças da campanha. Isso seria extremamente incoerente, já que o Estadao sabe que os blogs nao só fazem parte da sociedade como do próprio Grupo Estado. Sendo assim, vamos analisar a questao mais de perto pra saber se houve alguma falha na comunicaçao da campanha.

Os filmes começam com uma vinheta, World Wierd Web, que já identificam o propósito de fazer humor com a parte estranha, sem noçao, da web. No filme em que o rapaz lê o blog de economia do Bruno, o cientista diz que o macaquinho já está copiando e colando textos pela web. É impressionante, mas a reaçao que esperávamos dos blogueiros é exatamente contrária ao que aconteceu. Quantas vezes, você blogueiro já nao encontrou seu texto por aí, fora de contexto, faltando partes e sem os créditos?

No outro filme da campanha, dois ruivos colocam informaçoes mentirosas na internet pra sair ganhando alguma coisa. As meninas que sao enganadas pelo hoax nunca falam que encontraram essas informaçoes num blog e, do outro lado, um dos ruivos diz apenas 'Pronto, tá na net". Nesse caso, nada de blogs. Na mídia impressa acontece algo parecido, apenas um do três anúncios diz abertamente 'blog', os outros dois usam os termos página e site.

Desta forma, nós posicionamos o estadao.com em linha com a proposta de credibilidade, conteúdo de qualidade e compromisso do Grupo Estado. Os sites, blogs, veículos e pessoas que frequentam o lado 'luz' da internet , obviamente nao devem se sentir atingidos por uma crítica ao lado 'escuro' do ambiente virtual, da mesma forma que um bom jogador de futebol nao deve se sentir desvalorizado por ter um colega perna-de-pau ou quebrador de joelhos. Ou será que os publicitários que primeiro criticaram nosso trabalho consideraram uma campanha difamatória aos publicitários o fato de um dono de agência ganhar as manchetes por servir de intermediário na distribuiçao de fortunas em verbas públicas?

Alguém em sã consciência pode defender incondicionalmente todo o conteúdo da internet, com seus hoaxes, pegadinhas, pornografias, ideologias escondidas, baixarias, falsos gurus, falsários, tomadores de dinheiro e tempo, Maranhao do Sul na wikipedia, alteraçoes da história e interesses privados disfarçados de clamor do internauta?

No seminário da Microsoft este ano, em Cannes, os dados apresentados levaram a uma inconteste conclusao - a de que a internet, como as regioes de uma cidade, vai se dividir em duas. Uma útil, crível, inteligente, prestadora de serviço, informativa e confiável. Outra que é como uma rua escura e sem policiamento - vai quem quer, sob seu próprio risco. Vamos sempre promover o estadao.com como parte da primeira metade. Separar o joio do trigo na internet deveria ser do interesse de qualquer cidadao de bem."
Mais uma dica do meu chapa Davi.
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