quarta-feira, 6 de maio de 2009

Twitter e o maravilhoso mundo do excesso de informação.


Vendo o assustador crescimento do Twitter (25 milhões de assinantes no mundo até agora), acho engraçado como essa ferramenta foi tão malhada por tudo mundo no começo. Ela se enquadra na categoria daqueles produtos em que os consumidores é que acham novas aplicações nunca antes imaginadas pelos criadores. Vejam o caso do Photoshop. Todo dia surgem tópicos em sites de design com soluções diversas para os mesmos problemas, caminhos diferentes que não vem no manual de instruções do programa. Com o Twitter foi a mesma coisa. Ao contrário do anacrônico João Gordo, que malhou publicamente o Twitter reduzindo-o a apenas um site do tipo “What are you doing?” e respostas do tipo “ah, eu tô tomando banho”, ou “estou com fome” e outras coisas banais. E o pior é que é tudo isso sim. Mas também é muito mais.
O Twitter está se tornando o grande RSS da humanidade. Exagero? Experimento seguir as principais revistas de informação do mundo, alguns dos mais famosos blogueiros do Brasil e do mundo, jornalistas, escritores, cineastas, publicitários, cientistas e você vai fica tonto com a quantidade de informação que é colocada para você todos os dias, a cada instante, a cada refresh. Experimente mergulhar nesse mundo que você verá que eu tenho razão. O Twitter é o grande ponto nodal pessoal onde a informação pode ser encontrada e difundida, sem freios ou censura.
Alguns temem que esse excesso cause uma dispersão de conteúdo, podendo gerar conclusões mal fundamentadas. Pode ser. Cabe a você filtrar isso. Mas sejam sinceros e reflitam se já não estávamos vivendo isso, mesmo na era pré-internet. O Twitter só deu um warp nisso tudo.
Vá fundo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...