sábado, 3 de novembro de 2007

World Wide Free Web


Acho que o caminho natural para a inclusão digital que o nosso governo tanto apregoa será uma imensa rede de computadores interligadas sem fio e de graça. “Quem pagará a conta dessa infra-estrutura?”perguntarão alguns. Nossos impostos servem para isso. E o lucro dos grandes provedores, para onde vai? Sinto muito. Acho que essas empresas vão ter que mudar de foco. Parece loucura o que eu estou dizendo?

Li esse post do Fundamental Conteúdo que me chamou a atenção por conter esse link para uma matéria da Computer World que mostra uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará em promovar uma rede com tecnologia Wimax para 82% do estado até 2008 para atender aos municípios que não dispõem - leia-se não interessa para os as grandes empresas de telecomunicações - de acesso a banda larga.

É claro que isso está longe de ser uma democracia para todos que querem estar na grande rede, nem que seja somente para ficar o dia inteiro no Orkut. Mas é possível sim imaginar como seria promover essa mesma rede wimax para todos. Imaginem um país, um planeta inteiro com conexão em alta velocidade e você já pode pensar as imensas aplicações comerciais/sociais que surgirão.

Parece utopia. Mas eu acho que pagamos impostos suficientes para pagar essa conta. E ainda sobra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo amigo Silvio. Não tem nada de utopia nisso não. A grosso modo é como a libertação dos escravos. Nada acontece porque alguém é bonzinho. Faz-se porque gera uma expansão de mercado. Imagine o que não vai acontecer com amplo acesso de banda larga a todos?

Abs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...