quarta-feira, 28 de novembro de 2007

TV DIGITAL no Brasil: domingo estréia a novidade

O governo está fazendo o maior oba-oba. A mídia também. Mas a verdade é que a chegada da TV digital no Brasil está tumultuada. Para começar, os receptores set-top box que o governo insistia em dizer que custariam menos de R$ 200,00 na verdade custam bem mais do que isso. O preço de um televisor que aceita sinal digital também não é um dos mais populares. O prazo máximo de dez anos que o Governo Federal estipulou para o desligamento do sinal analógico vai deixar muita gente pensando como equalizar esses custos e tornar a tv digital realidade no nosso pais.
Além disso, ao que parece, nenhuma rede de televisão mostrou um projeto condizente com as possibilidades da nova transmissão. Com o sinal digital, é possível falar de verdade na tão propagada interatividade. Mas não vemos nenhum sinal de isso aconteça por enquanto.
Isso sem falar na briga que vai ser entre as redes de televisão e as operadoras de celular (Leiam esse interessante artigo do advogado José Antônio Milagre). A nova geração de celulares vai permitir a recepção de sinal de tv em dispositivos móveis. O que vai ter de neguinho brigando por exclusividade e gratuidade na transmissão não está no gibi.
Resumindo: tv digital, como tudo no Brasil, vai ser uma novela que vai valer a pena acompanhar. Mas não com imagem de DVD, ainda.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...