sexta-feira, 31 de julho de 2015

3 recadinhos de David Droga, da Droga 5.


David Droga, a mente por trás da Droga5 de Nova York, disse essas três coisinhas por ocasião de uma entrevista à Meio e Mensagem, número 1633. Vale a pena ler. Eu estou ouvindo.



Fonte: Meio e Mensagem.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Stephen King: a escrita é como água. Água é via. Água é de graça. Beba até se saciar.

Em 1999 o escritor americano Stephen King sofreu um grave acidente que quase o matou. Ele foi atropelado por uma caminhonete enquanto fazia sua caminhada diária de 6 quilômetros. O acidente e sua recuperação foram determinantes para que ele revisse posturas sobre sua vida e a escrita, seu principal ofício, foi uma das razões, além da ajuda inestimável de sua esposa, que o levaram a se recuperar do ocorrido. Em seu livro "Sobre a Escrita", já mencionado aqui no blog, ele conta detalhes desse acidente e de sua recuperação, as operações, a fisioterapia e a volta lenta ao teclado do seu Powerbook. Esse trecho, que fecha essa parte, é comovente porque descreve o que motiva Stephen King, desde que ele escreveu "Carrie", em um quartinho sujo, nos intervalos de seu trabalho como lavador de lençóis até seu consequente sucesso e fama mundiais. Uma lição para todos nós do que é fazer aquilo que gosta e de como isso pode, literalmente, ser um motivador da sua vida.


quinta-feira, 23 de julho de 2015

Dave Trott: "The current thinking is that big data will solve everything."


Dave Trott é um articulista da Campaign que escreve sobre comunicação há alguns anos. Sempre com inteligência e sagacidade ele versa sobre questões de marketing, propaganda que valem a pena a leitura. Neste artigo, ele fala sobre as respostas que muitas vezes não queremos ouvir sobre a análise maciça de informações da Big Data, que parece ser a moda atualmente.
Link aqui.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

"Palhaço", por Egberto Gismonti no Sr. Brasil

Um dos melhores programas da TV aberta que existem atualmente é o mítico Sr. Brasil, que os saudosistas lembrarão como Som Brasil, programa que marcou época em uma TV Globo bem diferente que você está acostumado. Ainda capitaneado pelo Rolando Boldrin, esse programa que passa na TV Cultura é uma pérola pouco conhecida (graças aos deuses de Kobol que eles upam para o YouTube) do grande público e tem brindado a audiência com atuações e performances de artistas nacionais emocionantes. Essa não foge a regra e tem somente o Egberto Gismonti tocando ao piano a composição "Palhaço" em meio a histórias da sua vida. Puro lirísmo!

Red Bull channel: Best Hard Enduro Action from Red Bull Romaniacs 2015

Outro canal do YouTube que eu recomendo é o da Red Bull. Essa marca há tempos deixou a esfera de simples produto para se tornar uma plataforma de entretenimento com várias modalidades. E sempre muito bem filmada e editada.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Volkswagen: Don't Selfie and Drive.

Quem me conhece sabe que eu fico com o pé atrás com agências de fazem campanhas de conscientização visando mais os prêmios que a vontade de fazer o bem. Até criei o "Prêmio Bono Voz" de agência de propaganda que mais salva o mundo todos os dias como forma de brincar com essa mania feia disfarçada de liberar a criatividade frustrada do dia a dia dos publicitários. Mas essa conversa vai para outro momento. Essa campanha da DDB do México chamou a minha atenção porque, além de ser uma puta ideia, é simples e bem executada e vai direto na goela de quem se arrisca em fazer selfies enquanto dirige. Não merece o meu prêmio, o que já é uma coisa muito boa, não acham?
Via Behance.




Música para seus zuvidos: Tom Odell "Another Love".

Uma das coisas legais de assinar serviços de streaming como o Spotify é a possibilidade de ouvir as playlists sugeridas e conhecer artistas novos. Esse britânico só tem um disco, mas mandou bem. Já tá nos meus favoritos.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

A primeira lição sobre escrita de Stephen King.

Estou lendo o Sobre a Escrita, a Arte em Memórias, tradução para o famoso "On Writing: A Memoir of the Craft", de Stephen King. O livro é uma mistura de reminiscências do autor americano junto com lições sutis sobre a arte da escrita, aprendidas por ele durante os anos. Essa, particularmente, me chamou a atenção porque reflete bem o que eu acho que seja escrever, mesmo que seja para literatura ou atividades mais prosaicas, como a redação publicitária.
Ainda nos seus tempos de estudante, Stephen King meio que foi forçado a trabalhar como jornalista esportivo do pequeno semanário Lisbon Weekly Enterprise, sobre a tutela de John Gould, editor-chefe. Meio a contragosto, King aceitou o cargo. Ao escrever sua primeira nota, sobre um inexpressivo jogo de basquete do colégio local. Ao ver a nota, Gould, começou o trabalho de riscar os excessos, coisa que deixou o jovem Stephen King abismado e feliz com a revelação de que cortar texto é tão necessário quanto escrever.
Fica a lição para vocês também.

Reimaginando capas de livros: incrível trabalho de David Palumbo.

David Palumbo é um ilustrador americano que criou esse projeto baseado em livros que ele aprecia. No Behance dele dá para conferir mais trabalhos.
O Homem do Castelo Alto, de Phillip K. Dick

O Planeta dos Macacos, de Pierre Boulle

Casino Royale, de Ian Fleming

Neuromancer, de Willian Gibson

O Iluminado, de Stephen King

domingo, 19 de julho de 2015

Homem Formiga, o pequeno grande filme da Marvel.


Desde que a Marvel Studios passou a ser tutelada pela Disney, nota-se uma mudança na estrutura de seus filmes. Homem Formiga, dirigido por Peyton Reed faz parte dessa receita mágica e proporciona bons momentos de pura diversão.
O filme segue uma estrutura conhecida, mas nem por isso cansativa. Temos o herói caído que busca uma segunda chance. Ela aparece na forma de um tutor que também busca uma forma de redenção por acontecimentos de sua vida pregressa como agente da SHIELD. Temos a filha desse mentor que deseja seguir os passos do pai, mas é impedida por ele de alcançar seus sonho. Nessa estrutura quebradiça de personagens os roteiristas Edgar Wright, Joe Cornish, Adam McKay e Pau Rudd, constroem a base da história de um dos heróis menos populares da Marvel, mas de importância capital para o universo dos quadrinhos, já que Hank Pyn é membro fundador dos Vingadores.
O início, ambientado em uma base da SHIELD famosa e com participações especialíssimas de personagens conhecidos, estabelece a ponte entre Hank Pyn, o primeiro Homem Formiga e o resto do universo Marvel. Muda para o presente e temos Scott Lang, o atual herói dos gibis saindo de uma prisão por ter cometido um crime do estilo Robin Hood. Sua relação conflituosa com sua filha e ex-esposa é o veio motivador de Scott para vestir o uniforme do Homem Formiga.
Essa base familiar é que é o grande trunfo do filme. Essa conexão criada entre esses personagens perdidos e o público funciona muito bem e deixa o espectador com vontade de acreditar em um homem que pode encolher até ficar do tamanho de formigas. E esse encolhimento vai muito além do que se esperava e rende cenas fantásticas.
Um filme leve, divertido e inteligente que se basea nas competentes atuações de Paul Rudd, Michael Douglas, Evangeline Lilly, Corey Stoll, Bobby Cannavale, Abby Ryder Fortson e Michael Peña.
Detalhe para a participação surpresa de um vingador e as duas cenas extras, uma no final dos créditos principais que mostra o o possível surgimento de mais uma querida vingadora; e uma cena importante no final dos créditos secundários, que aponta para o futuro de um certo vingador do passado-presente.
Nota: 10.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

GoPro: Tour de France 2015

Não canso de dizer que o canal da GoPro do YouTube é uma das melhores atrações da rede. Esse video da famosa Tour de France desse ano faz uma compilação de momentos captados pelos ciclistas usando a camerazinha e é muito bom!

domingo, 12 de julho de 2015

Novo logotipo para a Logitech

A Logitech, marca mundial de artigos para informática e comunicação em geral, tem um novo logotipo criado pelo escritório de design londrino DesignStudio. Nota-se que o estúdio buscou alinhar a empresa dentro das tendencias atuais do design, adotando um estilo mais flat design no conceito da marca. Eis o videocase do projeto. Via Brand New.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Ennio Morricone - On Earth as It Is in Heaven

Não é segredo de ninguém (das pessoas que me conhecem, pelo menos) que eu nutro uma profunda admiração pelo talento artístico do compositor italiano Ennio Morricone. O que mais me chama atenção no trabalho dele é a habilidade de percorrer por temas caros aos compositores dito clássicos (o uso de rítmos eletrônicos na trilha sonora de Midnight Express, ou mesmo suas experimentações abusurdamente geniais em suas trilhas de westerns) e seu profundo lirismo (a trilha de Cinema Paradiso doi na alma de tanta emoção sendo um caso à parte do filme).
Essa é a primeira faixa da trilha sonora do filme The Mission. O filme eu não vou discutir, mas esse track em especial funciona muito bem como introdução aos temas que virão adiante no disco, quase um meddle de todos eles, costurados de maneira muito criativa e, como eu disse antes, carregado de uma emoção pungente.
Não poderia ser Ennio Morricone se não fosse assim.
Deleitem-se.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Estado de São Paulo: Como a crise nas montadoras afeta os funcionários?

Ainda ecoando um pouco o post passado, o Estado de São Paulo, em mais um vídeo bacana de vários que seu canal do You Tube disponibiliza, atenta para a atual crise das montadoras, consequência das políticas econômicas desastradas do nosso Governo, que prejudica o consumo e, por castelo de cartas, a produção de automóveis no Brasil. Esses problemas todos estão afetando mais de 36,9 mil trabalhadores, que vão ter diminuição dos seus salários e perda possível de seus empregos. Isso mostra como esse sistema capitalista nacional está fadado ao fracasso e precisa ser substituído por um capitalismo que funcione para todos. O Estado, esse gastador nababesco, já provou por mérito sua incompetência em gerir recursos para o desenvolvimento do nosso país. Isso tem que mudar, ou estaremos todos no caminho de nos tornarmos a próxima Grécia. Um adendo: por falar em sistemas produtivos, é engraçado notar que as montadoras que estão mais tendo problemas, inclusive aparecem em imagens no vídeo, são aquelas que ainda insistem em métodos fordianos de produção, enchendo seus pátios de carros e esperando as soluções do marketing ou uma ajudinha do Governo. As japonesas, ao contrário, vão muito bem, obrigado. Reflitam sobre isso.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Milton Friedman e o mito do almoço grátis

Sabe aquela famosa frase que, de vez em quando, você solta sarcasticamente para falar da desconfiança de algo que parece fácil demais? Do tipo "quando a esmola é demais..."? "Não existem almoços grátis." Bem, ou autor dessa frase é o economista liberal americano Milton Friedman, o horror da esquerda estadista governamental. Mas você sabe realmente o que essa frase significa? O próprio Friedman explica: 

terça-feira, 7 de julho de 2015

Globosat GNT Channel Lettering on Behance

Trabalho tipográfico fenomenal da equipe formada por Yani Arabena, Guille Vizzari e Paco Sassano para a GNT. No link Globosat GNT Channel Lettering on Behance






Uma GoPro e uma tubarão cabeça de martelo. Imagens incríveis

O canal da GoPro do You Tube é uma das melhores coisas que tem na rede. A versatilidade da pequena camera impressiona pela quantidade e vídeos bacanas que o usuários mandam. Esse não foge a regra: imagina colocar uma GoPro em um tubarão martelo e ver no que dá isso. Andy Casagrande teve essa ideia e eis o resultado. Muito bom!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...