domingo, 28 de setembro de 2014

Padre Cícero. Poder, Fé e Guerra no Sertão, de Lira Neto

É de se pensar porque o ensino de História no Brasil não poderia ser tão divertido, emocionante e contundente quanto esse livro escrito pelo cearense Lira Neto sobre a vida de uma das figuras mais emblemáticas, misteriosas, controversas e incríveis da história do nosso pais, o Padre Cícero. Os estudantes, dormindo durante as aulas soporíferas de História brasileira iriam despertar, arregalar os olhos, ficar com o coração na mão se soubessem da metade do que é narrado no livro.
A vida do padre que testemunhou um suposto milagre que mudou a história do sertão sul do Ceará para sempre, chegou a ser excomungado pela igreja, ajudou na invasão da capital do Ceará, combateu a Coluna Prestes, viajou para o Vaticano para falar pessoalmente com o Papa, deu o título de Capitão ao mais temível cangaceiro de todos os tempos, o Lampião e muito mais, dava para fazer uma mini-série televisiva fantástica.
É de dar parabéns em pé o imenso trabalho de pesquisa do autor. Lendo o livro, saltam aos olhos as referências, transcrições de entrevistas e documentos, a análise desapaixonada de Lira Neto sobre Padre Cícero. São os fatos, até onde foi possível extrair, analisados e postos em narrativa, ajudada ou prejudicada pela distância histórica, que confere a essa figura do “Padim" a aura de mito.

Padre Cícero, Poder, Fé e Guerra no Sertão, é uma biografia fascinante e é leitura obrigatória para todos que acham o Brasil não possui uma história interessante. Pelo contrário, é uma história rica, cheia de aventuras, politicagens, roubos, violência, atos heróicos, pra qualquer leitor de Harry Porter ficar boquiaberto. Precisamos redescobrir a história do Brasil!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...