terça-feira, 27 de abril de 2010

Embalagens e design: o vendedor silencioso e poderoso



Digo sempre que a Comunicação está entrando numa fase interessante. Não é mais suficiente investir somente em propaganda tradicional para ter a certeza de que seu produto, em meio a tantos outros que fazem quase a mesma coisa que você faz, vai fazer sucesso. Todo ano, 18 mil novos produtos chegam ao mercado. E se você parar para pensar que 70% de todas as compras são tomadas no ponto de venda e que 50% delas são feitas por impulso, a embalagem – e, por conseguinte, o design – , além de ser aquele vendedor silencioso, talvez o primeiro contato do consumidor com esse produto, assume, cada vez mais, uma importância tremenda.


Donald Norman, autor do livro Design Emocional, define três tipos de relações de design entre produto/consumidor possíveis: o design visceral, aquele que conquista logo de cara, seja pela cor, pela forma ou por tudo que ele promete que vai realizar; o design comportamental, aquele que satisfaz todas as necessidades dos consumidores e somente isso, algo bem funcional e seguro; e o design reflexivo, que depende de toda uma bagagem cultural para poder ter sucesso e depende, ainda, de uma identificação individual entre produto/consumidor. O ideal é buscar um produto que perpasse todas essas três categorias. Viu como cuidar do layout de uma embalagem é mais importante do que parece?


Em uma economia cada vez mais crescente como a brasileira, onde a disputa entre marcas está ultrapassando as barreiras de países e produtos importados brigam com seus similares nacionais, uma embalagem bonita, bem pensada é meio caminho andado para a conquista definitiva da atenção e, quem sabe, da fidelidade do consumidor.

Repense seu produto com carinho. Observe esses exemplos postados aqui e invista em design para que, nessa briga eterna na prateleira, seu produto tenha uma chance de ser vitorioso.
Imagens do site Design Inspiration.

Um comentário:

Kaio Castro disse...

Como sempre a simplicidade impera.

Creio que seja importantíssimo também é o formato da embalagem. Se ela foge do padrão ela tende a chamar mais atenção. O problema é que essa mudança no padrão da embalagem, na maioria das vezes, trás uma elevação no custo do produto.

Abraço.

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