sexta-feira, 27 de junho de 2008

Transmedia storytelling


Passeando pela Casa do Galo, deparei-me com esse artigo de Rafael Amaral sobre transmedia storytelling, o que parece ser a nova moda da comunicação. Mas, pensando bem, isso não é tão novo assim não. Os Beatles fizeram isso lançando filmes e desenhos animados como reforço aos discos lançados, criando uma mesma linha narrativa. O MIT tem um setor inteiro que estuda esses movimentos comunicacionais chamado Laboratório de Mídias Comparadas. De Bruxa de Blair, Matrix, até os mega-hits atuais Heroes e Lost, contar uma história por múltiplos meios é a roda da vez. No mesmo artigo, encontramos esse link para esse interessante post de Maurício Mota que expande mais a idéia de convergência de mídias, as marcas cada vez mais investindo em envolvimento, em dar as pessoas um ambiente de histórias, algo mais que deixe suas vidas mais emocionantes. Vale a pena observar esse movimento e, por que não, pensar em como fazer isso por aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Moro em Fortaleza. Tem um outdoor na rua quem tem uma foto igualzinha com a capa desse livro. O pessoal daqui é descarado mesmo. Mais um detalhe a foto no livro parece um cenário tecnológico, aqui os idiotas colocaram umas fotos maiores pra destacar uns programas e destruíram a ideia de tecnologia que a foto transmite.

Anônimo disse...

Poxa cara! Olha só!! Eita maluco!!! :p Evolução é ter a mesma imagem usada por outras pessoas. Cuidaaaado NET! Sugestão tapioca: faz um comparativo.

Anônimo disse...

Acho que o grande deslise da nova peça da NET não foi necessariamente ter usado a mesma foto utilizada por vários outros "clientes". Na minha opinião, criminoso é a falta de vontade de buscar caminhos novos, de dedicar um pouco mais de tempo em procurar referências, não ficando assim com a foto que aparece na primeiríssima página do corbis quando se busca, pasmem: televisão.

Mais uma vez, a lei do menor esforço.

Grande abraço meu amigo Sílvio Cesar.

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