terça-feira, 30 de outubro de 2012

Spoleto e Porta do Fundos: Spoleto 3

Sou grande fã do canal Porta dos Fundos. Sempre quando chega as terças e quintas-feiras fico ansioso pra ver o que esses caras andam aprontando. E eles vão muito bem. Continuando a série de vídeos que eles primeiro sacaneiam a rede Spoleto e, depois, em uma jogada de marketing fodida, unem-se à marca e pedem desculpas ao público pelos problemas da cadeia de restaurantes, agora seguem com um vídeo que mistura ingredientes de meta-linguagem e non-sense na medida certa. Prato cheio!

Dica da Juliana!

Visa: Vanusa

Fora a aliteração, esse vídeo da Almap BBDO é uma sacanagem. Mas ficou bacana.

Bookmarks da hora: Nizan Guanaes - O brasileiro do ano

Artigo otimista do Nizan Guanaes falando do novo perfil do brasileiro que atrai indústrias do mundo todo: o Brasil está consumindo mais. Só não vejo como consumir mais tem algo a ver com ser sofisticado.
Refletindo aqui com o Felipe, meu colega de trabalho, acabamos por concordar que ser consumista não tem nada a ver com ser sofisticado. Sofisticação é outra coisa, bem diferente. Nizan, como todo bom vendedor, usa um velho e conhecido argumento da propaganda para vender esse texto otimista. Longe de mim dizer que os números que ele apresenta são falsos. São verdadeiros. Mas sempre vale a pena ponderar sobre o que não é dito em meio a tantas palavras otimistas.
 Folha de S.Paulo - Colunistas - Nizan Guanaes - O brasileiro do ano - 30/10/2012:

'via Blog this'

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Novo comercial da Marisa ou "Muito barulho por nada"

Na edição número 3 da saudosa revista de ficção científica Isaac Asimov Magazine tem um conto muito bacana escrito pela americana Connie Willis chamado "Muito barulho por nada". Nele uma professora de literatura inglesa tem dificuldade de passar para seus alunos textos de Shakespeare. Entre protestos como o da "Liga Contra os Adoradores de Satã", "Força-Tarefa Contra a Falta de Familiaridade com os Clássicos da Literatura." ou mesmo "Liga de Defesa dos Direitos da Mulher", "Ordem dos Advogados", "Associação dos Agentes Funerários", "União das Mães contra os Travestis", "Movimento Nacional Contra as Frases Interrogativas" e outras associações que protestavam contra trechos, personagens, palavras e ideias do escritor inglês. No fim, não sobrava nada para ensinar porque tudo foi censurado.

Será que finalmente chegamos a esse futuro?

Novamente o alvo da polêmica é mais um comercial da Marisa. De acordo com o site Admnistradores, o filme está sendo alvo de polêmicas. Mas será que era pra ser tanto?



Um das ferramentas da propaganda é se apossar de fatos e comportamentos reais do público. A AlmapBBDO novamente foi certeira em encontrar um ponto muitas vezes negado pela maioria da mulheres: que elas fazem sacrifícios para ficarem mais bonitas.

Negar essa natureza inerente do ser humano - e olha que eu não estou excluíndo os homens dessa equação, ok? - é assumir uma hipocrisia absoluta.

Já comentei aqui antes sobre um outro filme da Marisa. Parece que a coisa só piora com o tempo.

Daqui a pouco seremos tão imbecis como os personagens do filme "God Bless America". Mas aí, chegar a esse extremo é algo que ninguém quer.

Ou será que já estamos assim?

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Duracell Batteries: Trust Your Power

O que salta aos olhos desse video da Duracell, criado pela Saatchi & Saatchi, é a qualidade da realização. Trilha sonora inspirada (um pouco decalcada nas trilhas do Hans Zimmer, convenhamos) , que vai crescendo, crescendo, envolvendo nossos sentidos; aliado a uma edição e direção de cena perfeitos. Não tem como se comover com a narração do atleta Patrick Willis, do San Francisco 49ers. Um vídeo inspirador.

via The Inspiration.com.

Bookmarks da hora: "Eu copio, tu copias"

Eu copio, tu copias. | Unplanned:
Artigo muito bacana do Emanuel Spyer, Concept Senior da Cubo CC, sobre a descoberta dos neurônios-espelho e da nossa tendencia inerente à copia de padrões sociais. Vale a leitura. Vejam um video que tem nesse post, dos anos 50, que exemplifica bem o que é dito no texto do Emanuel.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Panvel Farmácias: A História de Sofia

O brand content ainda é pouco praticado no Brasil. Devido ao perfil mais varejista da propaganda – basta acompanhar o que sai na mídia do nosso pais para comprovar que isso é verdade – pensar em gastar o bugget do cliente produzindo mensagens que não vendam nenhum produto, nenhuma promoção ou enalteçam o lado benemérito de uma marca é quase impensável.
Quase.
Esse filme das Farmácias Panvel, produzido pela Mínima, mostra uma pequena historinha de um cachorro que foi adotado por uma família para fazer companhia a outro cachorro. Dessa premissa bobinha saiu um dos melhores filmes do ano, com um texto bem escrito e direção de cena primorosa de  José Pedro Goulart. Faz tempo que eu não via animais sendo captados tão naturalmente e que passam emoções verdadeiras ao público.
O vídeo foi postado no dia 3 de outubro e já conta com quase 900 mil views. Quem ainda acha que investir nessa propaganda que não parece propaganda, e que muitos profissionais encaram como desperdício de tempo e dinheiro produzir mensagens bonitas simplesmente porque são bonitas, nada mais, aplique aquele velho conceito: é bom rever seus conceitos.

Dica do Felipe. Via CCSP.

domingo, 7 de outubro de 2012

Bookmarks da hora: alguns conselhos de escrita do mestre Ray Bradbury

Para aqueles que, como eu, pretendem um dia se enveredar pelos tortuosos caminhos da literatura, segue alguns sábios conselhos do mestre Ray Bradbury. Só coisa fina. Conselhos de Escrita de Ray Bradbury
Published with Blogger-droid v2.0.9

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Bardot Ice Cream Boutique: branding case

Essa foi bolada pelo pessoal da Landor que teve a tarefa de criar todo o estudo de marca para a Bardot, uma boutique de sorvetes especias que usa tecnologia de ponta para produzir picolés com padrões de acabamento especiais. Só coisa fina. O vídeo abaixo mostra todo o processo de criação e aplicações de marca.

Bardot from Landor Associates on Vimeo.

Dica do Rodrigo Meireles.

Trem azul, comercial da Neogama/BBH para Tim

Eis o novo posicionamento da TIM, operadora de celular do Brasil. Ela aproveita a música escrita por Lô Borges, "Trem Azul", e toma o tal trem como representante da "vice-liderança conquistada".
Criado pela Neogama/BBH, o vídeo faz tudo conforme a regra: é bonito, é bem produzido, a trilha é bacana e icônica. Não é o melhor comercial do ano mas resolve o briefing. Mas e para o público?
Depois das recentes restrições impostas pela Anatel devido a baixa qualidade do serviço da operadora, e da reclamação geral das pessoas, que atestam problemas de uso da TIM, será que um comercial "prafrentez" mudará a percepção negativa da marca?
Vale a pena acompanhar esse trem para ver aonde vai chegar....
<iframe width="800" height="450" src="http://www.youtube.com/embed/ZWkuJSn1YFo" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Via Meio e Mensagem.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Bookmarks da hora: "A criatividade precisa de um sistema"

Durante a Advertising Week que tá rolando nos EUA, o palestrante Grant McCracken, do MIT, puxou a orelha dos publicitários de plantão ao afirmar que o combalido comercial de 30" ainda é a melhor forma de atigir os consumidores. Vale a pena dar uma lida nessa matéria.
Via Meio e Mensagem.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Def: filmando manobras de skate numa Phantom camera

Já cansei de chamar a atenção de vocês para videos de esportes. Os produtores não tem medo de arriscar caminhos novos e abusam de efeitos, cameras high speed, cortes, ângulos inusitados. Tudo para trazer a melhor imagem, a emoção de executar uma manobra perfeita. Esse vídeo-promo da Def foi todo filmado com cameras Phantom e mostra Toby Locke e Brett Band executando suas manobras de uma forma poucas vezes vista: em camera lenta.

via Infinity List.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...