terça-feira, 26 de maio de 2009

MTV: The days left to save the world!

Isso ficou bonito pra dedeu. Captado em 16mm e com intervenções em 3D. Duca!
Dica da @erikaragao, via Twitter.

3650 from Ubik on Vimeo.

Good Parent: You can lose more than your patience


Sempre acreditei que se você quer dar uma mensagem direta, falar de um problema ou aconselhar a população dos perigos de alguma coisa seja o mais direto, frio e, se possível, chocante. Se é pra falar de um problema, não enrole. Seja direto. A DDB da Polônia foi por esse ponto e criou essas peças de alto impacto (sem trocadilho, por favor) para Good Parent. Impossível ficar insensível depois de ver isso.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Death Cab for Cutie - Little Bribes

Death Cab for Cutie - Little Bribes from Ross Ching on Vimeo.

For this video, I pulled out every time lapse, stop motion and live action camera trick that I could think of. The goal was to create a fresh, new direction to take my work to.



More information can be found at http://rossching.com/little-bribes



By the way, I am looking for a job as well, so if you have a job available, please contact me.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

McDonald's: Piccadilly Circus

Todo mundo fala em interatividade. Essa palavra tornou-se tão démodé que tudo que surge com esse rótulo corre o risco de ser tachado de brega. Mas tem gente fazendo coisa muito legal por aí. É o caso da Shiny Red, de Londres, que criou essa peça de mídia exterior para o McDonald's que vai além do outdoor. É uma imensa tela onde imagens são colocadas e convidam você a tirar uma foto, fazer um vídeo, o que der na telha. A peça foi colocada no Piccadilly Circus, uma famosa praça da capital inglesa e com grande movimento. O resultado disso tudo você pode ver nesse photoset do Flick. Vejam o vídeo da parada aí em baixo:

Robert Harris Coffee Roasters: Napkins




Quem nunca escreveu qualquer coisa em guardanapos? Desde aquele torpedo safado para a garota do lado a equações matemáticas que explicam o universo e que, invariavelmente, dão sempre o mesmo resultado: 42, guardanapos servem bem mais do que limpar o cantinho da boca. A agência neo-zelandesa DraftFCB bolou essa série de impressos encartados em revistas que estimulam a criatividade de cada um, desde que regada a um bela xícara de café da Robert Harris Coffee Roasters, uma espécie de Starbucks de lá. Bela direção de arte!

National Geographic: Lockdown


Para promover a série do National Geographic Channel "Lockdown", um série que trata do dia a dia das piores prisões americanas, a agência francesa H-Paris fez um papel de bandeja que mostra um pouco da realidade que os presos americanos passam, algo bem clichê de filmes como a horrível comida que servem por lá. Bem bolado. Mas imagine você pedir seu rango num Spoleto, por exemplo, e receber uma bandeja com essa iguarias finas de lambuja...

terça-feira, 19 de maio de 2009

Pedro Dória: a crise de imprensa virá

Ainda ecoando um dos últimos post que escrevi, Pedro Dória inaugura uma série de videocasts onde tenta destrinchar qual vai ser o futuro do jornal. Nele ele fala da regra dos 30%, proposta por Alan D. Mutter que diz mais ou menos o seguinte: quando a quantidade de lares com banda larga chega aos 30%, os jornais entram em crise. Veja aí o resultado e comentem.

Adidas: African Barber Shop








Uma das coisas que eu mais gosto em propaganda é a quase infinita capacidade de extrair da vida, inspiração para as mais variadas ideias. Seja numa conversa num buteco, ou mesmo em um passeio de ônibus, a inspiração está lá. A vida é a mais completa fonte de referência. Para comemorar a chegada da Copa das Confederações que vai acontecer em junho, a TBWA Hunt Lascaris, Johannesburg/180 criou essa série de peças que usam uma forma bem comum em Cape Town de anunciar cortes de cabelos baseados em estrelas do showbiss americano, rapers e outros artistas pop: pinturas.

A palavra "Kopanya" significa "juntos" e casa com o conceito global da campanha da Adidas "together I am strong."

Associação Nacional dos Jornais: Quem vai ganhar mais anúncios de oportunidade em maio?


Não sou e nunca fui um ferrenho defensor dos jornais. Acho-os defasados, desinteressantes e sujam muito. Entendam, acredito na instituição jornal, mas acho que devemos sepultar o suporte papel e migrar de vez para outra coisa. Um dispositivo tipo Kindle2 ou algo parecido, onde você escolheria os assuntos mais relevantes para você e não pagaria essa fortuna toda por um calhamaço que só vai servir para forrar gaiola de passarinho. Mas isso são outras discussões. Continuando a série vencedora de anúncios para a Associação Nacional dos Jornais, a ANJ, a Fischer America criou mais um que brinca com as duas mais importantes datas dos mês de maio, o Dia das Mães e o Dia Mundial do Trabalho. Belos desenhos e direção de arte esperta do cearense Kleiton Mourão (mais uma, seu caba! Que coisa!) para uma campanha muito consistente ao longo dos anos. Pena que defendendo um produto que precisa se reciclar.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Star Trek vs Star Wars. E não é que se parecem...

Eis um vídeo do College Humor que compara o novo Star Trek com o primeiro (quarto?) filme da série Star Wars. E não é que as histórias são meio parecidas....

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Clio 2009: winners. E tem cearense na ficha

Oia aí, pessoal. Saiu a lista dos vencedores na categoria print do Clio 2009. E olha que tem cearense na ficha! Kleiton Mourão ganhou o prata na categoria print. Segue aí a listinha. Confiram no site para ver maiorzinho ou então aqui que é mais direto. Parabéns, seu caba!
Clio 2009 Print Winners
Agradecimentos especiais a @ariadnemaia pela dica.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Coaching-Canin: Canin Dog Training Lessons



Hoje parece ser o dia dedicado ao desenho. Segue mais uma campanha criada pela agência francesa Callegari Berville Grey, com desenhos do brasileiro Tiago Hoisel, desta vez para uma escola de adestramento para cães. Muito bons os desenhos como vocês podem conferir.

Dulcolax: Rats



Fico imagindo o tamanho do estrago que esse produto deve causar na rede de esgoto de uma cidade. Criação da agência francesa Callegari Berville Grey, com desenhos maravilhosos de Baptiste Massé, da Mécanique Générale.

Entrevista: Silvio Amarante, da comic shop Revistas e Cia

Fazendo coro ao outro blog que eu tenho, o Planeta HQ, posto aqui a primeira de uma série de entrevistas com personalidades do quadrinho cearense. Para começo de conversa, vai aí uma conversa com Silvio Amarante, da comic shop Revistas e Cia. Logo mais, tem mais novidades. Enjoy!
Parte 1:

Parte 2:

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Star Trek

Como recriar um mito? Como apresentar algo que, para muitos, é malhado, antigo, quase cómico? Como tornar uma série tão mal tratada em algo interessante, que parece novinha em folha, pronta para o século XXI? Simples: é só entregar o projeto nas mãos de gente competente. No caso de Star Trek, o nome da pessoa é J.J. Abrams.
Star Trek é um cânone mundial. O culto gerado em torno da antiga série de televisão serviu de base para tudo que se vê hoje em dia em matéria de nerdices: convensões, cosplays, filmes, sites. Até mesmo o conceito morderninho de transmedia storytelling teve seus princípios em Star Trek com a quantidade de material gerado pelo fãs envolvendo o universo da série, indo a lugares nunca imaginados pelos criadores do programa, apesar de sempre serem subestimados pelos executivos da época.
Tudo isso por causa de uma série de televisão.
Mas quem conhece o material sabe que a graça em Star Trek está não em malhar os efeitos especiais ridículos, ou as atuações sofríveis dos personagens e outros detalhes que os fãs conhecem. O que a série tinha de legal era mexer com o espírito de aventura que existe em cada um de nós. Em nos oferecer, toda semana, histórias que alimentavam a nossa alma, nos faziam crer no que estávamos vendo. Tem sido assim até hoje para os fãs que cultuam a série.
Mas como o passar dos anos, a fórmula foi se desgastando. Sucessivos insucessos de bilheteria condenaram ao ostracismo Star Trek. Era preciso fazer alguma coisa. Era preciso mudar o que não estava dando certo.
E foi o que J.J. Abrams fez. Deu um reset completo nesse universo.
Mas o mais bacana foi que Abrams não desconsiderou o passado, simplesmente fazendo a velha geração de fãs esquecerem o que aconteceu. Não. Ele apresentou uma mudança. Um ponto de divergência plausível que resultou num rejuvenescimento da franquia. Nesse ponto ele salvou a série.
Tá tudo lá. Os phases, o teletransporte, Vulcano, os romulanos, as brigas, as artimanhas que só o Capitão Kirk é capaz de fazer, um Spock que é a mesma coisa, mas diferente (não vou explicar o porquê. Assistam.) Uma Enterprise novinha, linda. A mesma tripulação que aprendemos a amar no passado e que vamos amar agora, nos anos que virão.
Por que Star Trek irá sim para onde nenhuma série jamais esteve. Como fez no passado e como fará no futuro.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

90 anos da Bauhaus


Via DesignFlakes.

Twitter e o maravilhoso mundo do excesso de informação.


Vendo o assustador crescimento do Twitter (25 milhões de assinantes no mundo até agora), acho engraçado como essa ferramenta foi tão malhada por tudo mundo no começo. Ela se enquadra na categoria daqueles produtos em que os consumidores é que acham novas aplicações nunca antes imaginadas pelos criadores. Vejam o caso do Photoshop. Todo dia surgem tópicos em sites de design com soluções diversas para os mesmos problemas, caminhos diferentes que não vem no manual de instruções do programa. Com o Twitter foi a mesma coisa. Ao contrário do anacrônico João Gordo, que malhou publicamente o Twitter reduzindo-o a apenas um site do tipo “What are you doing?” e respostas do tipo “ah, eu tô tomando banho”, ou “estou com fome” e outras coisas banais. E o pior é que é tudo isso sim. Mas também é muito mais.
O Twitter está se tornando o grande RSS da humanidade. Exagero? Experimento seguir as principais revistas de informação do mundo, alguns dos mais famosos blogueiros do Brasil e do mundo, jornalistas, escritores, cineastas, publicitários, cientistas e você vai fica tonto com a quantidade de informação que é colocada para você todos os dias, a cada instante, a cada refresh. Experimente mergulhar nesse mundo que você verá que eu tenho razão. O Twitter é o grande ponto nodal pessoal onde a informação pode ser encontrada e difundida, sem freios ou censura.
Alguns temem que esse excesso cause uma dispersão de conteúdo, podendo gerar conclusões mal fundamentadas. Pode ser. Cabe a você filtrar isso. Mas sejam sinceros e reflitam se já não estávamos vivendo isso, mesmo na era pré-internet. O Twitter só deu um warp nisso tudo.
Vá fundo.

Laerte é entrevistado pela Funérea, na MTV Brasil.

Não sou mais público-alvo da MTV Brasil. Já passei dessa fase de aguentar uma programação que muda a cada dois meses e, pra falar a verdade, não pertenço mais a uma geração que assiste programação de televisão religiosamente. Prefiro transformar o que eu vejo em algo mutável, que eu assista quando eu quiser, tenho feito isso com séries de televisão e outros programas. No caso da MTV, é que o formato dela já me cansou mesmo. Fiquei velho demais para tanta coisa de menino. Mas, passando pelo excelente site do Blog do Quadrinhos, vi essa entrevista com um dos artistas mais completos desse pais, o genial Laerte e não pude resistir. Bem ao estilo daquele antigo programa que passava no Cartoon Network, o Space Ghost Coast to Coast, a entrevista é conduzida por uma molequinha chata emo chamada Funérea. Ficou interessante o resultado. Mas acho que o Space Ghost teria feito melhor. Confiram:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...